Yuri Cunha

Coisas que eu gostaria que tivessem me dito quando entrei na faculdade de TI

Semestre começando na faculdade e vários calouros com dúvidas no grupo do Telegram. Isso lembrou-me das minhas próprias dúvidas quando comecei a minha primeira graduação e das coisas que gostaria de saber naquela época.

1 - Inglês

A esmagadora maioria das documentações está em inglês e um site de tradução nem sempre irá te ajudar, em alguns casos ele irá traduzir termos técnicos que não deveriam ser traduzidos ou possuem outro significado fora do contexto de informática.

Se ainda estiver cético, nesse pequeno trecho que leu, foram 9 palavras em inglês.

2 - TI é tão vasto quanto medicina

Redes, middleware, analise de requisitos, DBA, AD, Ops, QA, Linux, Front end, back end, Java, Ruby, governança ...

Não se prenda apenas aos mais famosos, suporte e desenvolvimento (não há nenhum problema com esses dois, claro), experimente um pouco de tudo, identifique-se com algum e se especialize.

3 - TI não é uma ciência exata

A afirmação parece absurda, mas quem ficou horas tentando resolver algum problema sem nenhum - aparente - erro lógico, sabe do que estou falando. Isso vai causar frustração em alguns casos, mas o ponto principal aqui é saber decidir quando descobrir a causa do problema é mais importante do que de fato resolvê-lo.

4 - Use o tutorial, mas leia a documentação

Esses tutoriais (how to) são úteis, mas entender para que serve e como funciona é essencial quando precisar consertar algo ou fazer uma melhoria.

5 - Não tenha medo

Quando eu comecei em TI, tinha medo de instalar o Linux e não saber configurar ou resolver um problema. Tinha medo de tentar fazer algo e errar. É clichê, largamente difundido e estudado, papo de coach, eu sei, mas errar é essencial para o aprendizado.

Hoje quando instalo ou configuro um sistema, quando crio uma pipeline, um script ou executo qualquer outra coisa e funciona na primeira tentativa, fico com uma pulga atrás da orelha achando que fiz algo errado e o problema só vai aparecer no futuro (e isso é bom pois me faz revisar tudo que fiz).

O medo sempre vai aparecer diante do novo, do inesperado e nesses momento eu penso em uma frase que escutei de um colega de trabalho alguns anos atrás:

Não sei fazer, mas se tiver tempo, posso aprender.

OBS: Se estiver fazendo algo com grande possibilidade de erro, dê preferência ao ambiente de desenvolvimento, ok?

6 - TI é uma ferramenta, use-a.

Passe uma semana criando um código para automatizar uma tarefa, mas não gaste 2 dias fazendo essa mesma tarefa manualmente. O tempo gasto a mais é facilmente compensado pelo que se aprendeu e pela possibilidade de executar essa mesma tarefa no futuro.

View original

#'Aprendizado' #'Estudo' #'Faculdade'